Nem sempre um dente perdido é um dente visível, por esse motivo muitas vezes é ignorado e subvalorizadas as consequências dessa perda. Embora na maioria das vezes se considere apenas a estética, a verdade é que substituir um dente perdido é mesmo uma necessidade.
Quais os efeitos da perda de um dente?
Após a perda de um dente, o mais natural será verificar à medida que o tempo passa que o dente adjacente inicia o movimento a favor do espaço que agora se encontra livre, de forma a preencher esse espaço. Se estamos a falar da perda de um dente na arcada inferior vai verificar que o dente de cima inicia um movimento descendente, para ‘ir ao encontro’ do dente que já não existe, tentando restabelecer o equilíbrio, a isto designamos por – erupção passiva.
Os dentes que ficam ao lado do dente perdido irão também eles procurar fechar este espaço, inclinando e consequente desalinhando toda a estrutura dentária. Este desalinhamento dentário vai provocar alterações na oclusão podendo resultar em dores de cabeça.
Perda de osso: Se passar muito tempo sem substituir o dente perdido, os ossos dos maxilares, por necessitarem de ser estimulados pela raiz do dente, irão perder densidade. Diminuindo a quantidade de osso, poderá no futuro ser necessário recorrer a enxertos ósseos para colocação de implantes.
Perda de outros dentes: Por desencadear movimentos em ambas as arcadas, é possível que outros dentes ganhem mobilidade acabando por se perder definitivamente.
Dificulta a higienização: A alteração do posicionamento dos dentes irá dificultar uma higiene oral diária adequada e favorecer a acumulação de placa bacteriana, o que pode, facilmente, levar a inflamações na gengiva.
Disfunção temporomandibular: A perda de um dente só por si pode provocar alterações na mastigação e consequentemente sobrecarregar a articulação entre a mandíbula e o crânio (articulação temporomandibular).
Recessão gengival: O movimento do dente da arcada oposta vai expor mais a raiz e consequentemente provocar dor associada à sensibilidade dentária, assim como, originar cáries com maior facilidade.
Substituir um dente perdido deve ser algo a fazer o mais rapidamente possível. Caso contrário, a sua situação poderá ganhar contornos cada vez mais sérios e necessitar de tratamentos clínicos mais complexos.