O que é um sorriso gengival?
Quando não existe equilíbrio entre a quantidade visível de gengiva e de dente, deixamos de ter aquilo a que designamos por harmonia do sorriso. Nos casos em que o paciente sorri e a exposição da gengiva ultrapassa o limite de 3 milímetro entre o lábio e dente designamos por sorriso gengival.
O sorriso gengival pode ter origem em várias fatores:
- Tamanho e/ou forma dos dentes;
- Anatomia do lábio superior;
- Posição da mandíbula superior em relação ao crânio;
- Fatores genéticos.
Apesar de não apresentar riscos de grande gravidade, esta desordem acaba por afetar muito a auto-estima do paciente. A sensação e o desconforto que sentem ao pensar que a gengiva é o elemento que mais vai chamar a atenção das pessoas faz com que sorrir seja um problema.
Felizmente nos dias de hoje este problema é fácil de resolver através de tratamentos relativamente simples.
Neste caso que hoje apresentamos foi realizada uma gengivectomia, um procedimento simples, normalmente realizado apenas com administração de anestesia local, onde é retirado uma quantidade mínima do tecido gengival em excesso.
Posteriormente foram colocadas facetas dentárias nos centrais e laterais, para que a forma e tamanho dos dentes fosse adequada ao sorriso da paciente, conseguindo maior equilíbrio entre a proporção visível de dente e gengiva.
Para finalizar e tornar o brilho deste sorriso ainda mais evidente foi realizado um branqueamento dentário.
[twenty20 img1=”2237″ img2=”2219″ offset=”0.6″ hover=”true”]