Mas e se o dente perdido não é visível quando sorri?

Quando perde um dente, a solução imediata é substituí-lo. Mas e se o dente perdido não é visível quando sorri? A tendência é ignorá-lo.

Na realidade qualquer dente em falta pode ter um impacto negativo na saúde oral. Quando perdemos uma peça dentária, toda a estrutura é afetada e esta alteração vai trazer outras implicações ao nível da mastigação, fala e estética dentária.

  • Perda óssea. Conforme o tempo for passando, o osso que suportava o dente perdido, por deixar de transmitir força de mastigação, vai sendo reabsorvido, tornando mais difícil a colocação de um implante no futuro.
  • Desalinhamento dentário. Quando um dente é perdido, o antagonista (dente do lado oposto) e os dentes adjacentes (do lado) tendem a querer ocupar o espaço vazio na tentativa de encerrar o espaço fazendo com se inclinem.
  • Cáries e problemas periodontais. A extrusão do dente oposto vai fazer com a raiz fique mais exposta e os espaços interdentários dos dentes adjacentes (do lado) ficarão maiores, o que possibilita uma maior acumulação de placa bacteriana e de tártaro nas cavidades.

Felizmente, a tecnologia dentária moderna permite que volte a normalizar a sua vida. Ao substituir os dentes em falta, a reabsorção óssea gradual é travada e pode voltar a ter dentes resistentes e esteticamente naturais.

A paciente apresentava falta de algumas peças dentárias: para reabilitar o sorriso foram realizadas cirurgias periondontais com objectivo criar as condições necessárias para a colocação dos implantes.

Insatisfeita com a aparência do seu sorriso a paciente colocou ainda facetas dentárias para um melhor resultado estético.

Este sorriso prova que a multidisciplinaridade permite alcançar resultados e sorrisos incríveis. Um resultado bonito e funcional que deixa toda a equipa Hélder Moura orgulhosa.