A pandemia de Covid-19 obrigou-nos, de um dia para o outro, a alterar todos os nossos hábitos e a forma de nos relacionarmos.
Apesar de estarmos confinados ao ambiente familiar, e à nossa casa, estes tempos não podem ser de descuido nem de desleixo.
É essencial que durante este período continuemos a optar por uma alimentação saudável (e sabemos que neste momento as tentações são muitas e estão ao ‘alcance’ de toda a família), em detrimento de alimentos ricos em açucares ou gorduras.
Evite ao máximo deslocar-se ao supermercado e, quando o fizer, pense previamente nas refeições para os dias seguintes e elabore uma lista organizada daquilo que irá precisar. Algumas empresas dispõem agora de entregas ao domicílio, faça uma pequena pesquisa para saber se na sua zona de residência algum destes serviços está disponível, as compras online permitirão que faça escolhas mais acertadas e sem pressões ou receios.
Falta de ideias na hora de cozinhar?
- Simplifique, opte por refeições leves e simples;
- A sopa é uma excelente opção nutritiva pelo que deve incluí-la sempre;
- Legumes são uma boa opção, sejam eles congelados ou frescos, permitem cozinhados rápidos e versáteis;
- Se vai optar por confeccionar sobremesa, reduza o açúcar utilizado e evite farinhas refinadas, hoje em dia existem muitas opções para substituir estes ingredientes;
Nunca esquecer que depois das refeições seguem-se os cuidados de higiene oral, a saúde oral é determinante para a saúde em geral e não ‘cumpre período de confinamento’. Recomendamos que lave os dentes duas vezes por dia e passe o fio dentário pelo menos uma vez. No caso de crianças dos 2 aos 6 anos os pais devem escovar os dentes com os filhos, dos 6 anos em diante, os pais devem monitorizar o momento da escovagem.
Vamos todos cuidar de nós, para que tenhamos mais força para recomeçar.