De acordo com os dados da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, a prevalência estimada da diabetes na população portuguesa com idade compreendida entre os 20 e os 79 anos foi, em 2015, de 13,3%. Isto significa que mais de um milhão de portugueses neste grupo etário tem a doença.
O que é a diabetes?
Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crónica cada vez mais frequente na nossa sociedade, e a sua prevalência aumenta muito com a idade, atingindo ambos os sexos e todas as idades. A Diabetes é caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue, a hiperglicemia. A hiperglicemia que existe na Diabetes, deve-se em alguns casos à insuficiente produção, noutros à insuficiente ação da insulina e, frequentemente, à combinação destes dois fatores. É uma doença crónica e, caso não seja devidamente controlada, pode causar a morte.
Como pode a diabetes influenciar a saúde oral?
A diabetes representa uma das doenças com maior impacto na saúde oral. O risco de infeção oral é maior e aumenta a probabilidade de vir a desenvolver doenças como gengivite, periodontite, cárie, problemas nas glândulas salivares ou de sensibilidade.
No entanto, a relação entre estas doenças e a diabetes é bidirecional. Não só as pessoas com diabetes são susceptíveis às doenças gengivais, como estas, por sua vez, podem provocar o descontrolo glicémico e contribuir para a progressão da diabetes.
Sendo diabético o que posso fazer para prevenir possíveis patologias orais?
- Antes de tudo, é importante que mantenha os níveis de glicose no sangue controlados;
- Visite o seu médico dentista a cada seis meses para exames regulares de diagnóstico;
- Mantenha o seu médico dentista informado sobre o estado da doença;
- Evite fumar;
- Mantenha os cuidados de higiene oral recomendados (escovar os dentes, pelo menos, 2 vezes ao dia e use fio dentário);
- Se usar prótese, remova-a e limpe-a meticulosamente todos os dias;
- Siga uma alimentação saudável.